sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Transporte

Olá!!
Me desculpem por não ter escrito antes! :)
Continuando a falar sobre trânsito, aqui tem jornais em todos os ônibus. Achei muito legal o jeito que o motorista(que é também cobrador) guarda as moedas, é tipo uma maquininha:
 Falando em motorista, aqui tem muita motorista mulher, achei muito engraçado.
Aqui os velhinhos também pagam pra andar de ônibus, mas tem um desconto(não deve ser grande coisa). É muito engraçado porque quando o ônibus tá lotado, ninguém se espalha, fica tod o mundo atolado e concentrado perto da porta. Aí quando vaga lugar, fica todo mundo parado! Ninguém senta!
Achei engraçado que esses dias estava entrando no ônibus e estava tocando "Morro do dendê". Sério, ninguém merece!

Bom, o sistema do ônibus aqui é muito ruim. Só passa a cada 20 minutos ou meia hora, e só uma linha vai pra certa região. A partir das 17h, por exemplo, pode ser que se você perdeu o anterior, só vá conseguir pegar o próximo uma hora depois, sem contar que as lojas aqui fecham 17h30!! É um absurdo e ofensa ao consumidor!!  :D
As passagens do ônibus: se você paga uma só passagem ou compra um cartão com 10, eles dão um papelzinho(ou fica marcado no cartão) que dfiz a hora que você comprou. Até uma hora depois daquilo, você pode pegar qualquer ônibus que quiser. Eu tenho um cartão que é o mesmo esquema de bufet livre: paga uma vez(pode ser para um mês, três meses, um ano, etc.) e anda quantas vezes quiser.

Achei estranho que as motos andam na pista de bicicleta. É uma boa saída pra evitar as "costuras" que os motoqueiros dão. POr falar em motos, aqui elas têm 2 letras e 4 números.

Ai, eu achei demais que esses dias eu tava jantando, aí tocou um sino na rua: era o carro do sorvete! Eu adorei, na próxima vez que ele passar eu vou comprar.


Uma coisa que já percebi é que aqui, quando você precisa fazer compras de qualquer coisa, vale muito mais a pena levar grandes quantidades, porque é mais barato; eles fazem muita oferta com isso.

Essa semana eu fiz pastéis e bolo de chocolate, nada como comida!


Fiquei muito chocada com a quantidade de afegães aqui. Sério, tem muito mesmo; é comum andar na rua e ver mulheres com lenços na cabeça. No colégio, até na minha sala tem; esse mês é o Ramadã, então não podem comer nada durante a luz do dia. Crenças.
Aqui o governo dá dinheiro pra todo mundo, é só se fazer de pobre que eles pagam tudo pra você.
Me contaram que muitos dos afegães mandam primeiro os filhos, pois se a criança já está aqui há um tempo, tem direito de ter sua família por perto. E isso se aplica a várias outras situações, vai entender. Se bem que eles tem dinheiro, pois parece que recolhem um valor altíssimo de imposto; esse é o país que mais cobra impostos no mundo, o vice é o Brasil(não diga).

Bom people, é isso.
Muito obrigada por lerem o blog! Leiam, divulguem, comentem :D
Saudades do Brasil!
Beijoss!
Saudações dinamarquesas!

2 comentários:

  1. Vitória,
    Estou adorando as novidades. Estamos conhecendo a Dinamarca contigo.
    Bjos e saudades
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Cada coisa engraçada.. vamos ver o que vou encontrar na Alemanha, ueheuhe

    ResponderExcluir